Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2010

MAIS IMAGENS ANTIGAS


Se é uma alegria que tenho no momento, a frente desse BLOG, é a possibilidade de resgatar muitas fotos antigas de Queimadas: povo, paisagens, eventos etc. que estavam se perdendo por aí, corroídas pelo tempo que a nada perdoa. E ademais, fazer publicar essas imagens para que as pessoas de hoje conheçam um pouco de que fomos, é extasiante.
Muitas dessas fotos foram retiradas do fundo de gavetas e caixas velhas, fadadas a irem para o lixo, quando as chegassem às mãos de outras gerações descomprometidas com seus antepassados mais distantes. E assim se perderem definitivamente, sem que muitos tivessem conhecimento de sua existência e até mesmo sem atribuir o devido valor que elas têm.
Já ocorreu, e não foi uma vez só, de as próprias pessoas, donas das fotos, terem as destruídas, sem atentar para a importância desse material na posteridade e dessa forma nossa memória vai diminuindo a cada dia que passa. Portanto, apelamos para vocês que tem algum material desse tipo, que não deixe que eles se acabem nos fundos dos “baús”, comidos por traças, baratas e até ratos, elas podem ter um destino mais nobre, serem postadas no nosso Blog para que todos as conheçam.
No pouco tempo em que trabalho nesse projeto já consegui muito material, alguns que podemos até classificar como relíquias da história queimadense, mais tenho a certeza que tudo que tenho não corresponde ainda a 1 % do que há espalhados por aí afora. É por isso que a busca por essas fotos não para, na certeza que muitas coisas ainda estão para serem mostradas.
Quando caímos em campo na busca de tal material, nos deparamos com situações das mais diversas possíveis: há aqueles que se entusiasmam com o projeto de imediato e deixam todos seus álbuns a nossa disposição; outros, mesmo sem entender o projeto, também procedem da mesma forma; também há aqueles que entendem meu trabalho e até valorizam, mais na hora de nos passar alguma imagens, só o faz em respeito a minha pessoa; existem outros, que é sabido que ele tem muitas coisas boas, mas que não tem o menor interesse de fornecer esse material; outros para não nos dizer não de imediato ficam no “enrolation”. Mas, também há aquelas pessoas, que mesmo sem serem procuradas por nós, deixam a nossa disposição seus arquivos.
Quem primeiro nos cedeu material foi Dedinha, que botou a nossa disposição todo o farto arquivo fotográfico da sua escola. Depois a sequência foi esta: Lili de Saulo Ernesto, Alisson Tavares, Dão Miranda, Severina Miranda, d. Nenêm de s. Américo, Erivan fotográfo, Marcelo Cabelereiro, d. Ziza Tavares do Olho d’Água, Professor Maurício, d. Ester de Zé Raimundo, Bernadete Ernesto, Arnaldo Maia, s. Baninho, Antonio Carlos, entre outros que nos forneceram pouco material, não de menos importância, como Edileuza do C. C. Lima, Dimas Barbosa, João Cutia...
E por falar em Antonio Carlos, o único queimadense, que até hoje se preocupou em escrever sobre a nossa história, é dele todos os méritos do pioneirismo desse tipo de trabalho, embora com finalidade diferente da minha, ele que resgatou muita coisa boa sobre Queimadas. Na sequência de fotos de hoje, todas foram buscadas por ele junto à família de Carmelita Bento ou Carmelita do Bar, como ela era conhecida. A mesma tinha uma espécie de lanchonete no ponto de ônibus da Condor, no Centro.
Quando a mesma faleceu, todo seu acerto ia ser jogado fora, foi aí que apareceu o professor Antonio Carlos, recolhendo tal material e só assim a geração de hoje passou a ter o direito ao acesso dessas imagens do idos anos 50 e 60, que tornaremos publicadas pelas paginas desse Blog. Vamos às fotos:
Carmelita, a dona do acervo das quais vinheram as fotos de hoje, é essa senhora, de óculos, que aqui aparece participando de um evento de formatura da Escola Maria Dulce Barbosa nos anos 80.

A exemplo da postagem anterior, pouco ou quase nada sabemos sobre as fotos. Na maioria dos casos deconhecemos por completo quem são as pessoas que aparecem nos retratos ( e mais uma vez apelamos para amigos), como por exemplo na imagem acima onde aparece uma antiga professora do Grupo José Tavares nos anos 50. A foto foi feita na parte intena da escola, próximo a entrada. Ao fundo dá para se ver parte da casa paroquial.

Uma bela moça e bem vestida, ao estilo da época, pousa no início da Rua João da Silva Barbosa (anos 60). Ao fundo ver-se a Igreja Matriz e parte da citada rua.

Uma senhora acompanhada por filhas e netos numa atividade doméstica (parece que estão raspando mandioca para fazer farinha). Marizardo Miranda nos passou a informação que a dita senhora era Maria Bento, antiga parteira da cidade e que delas foram as terras onde hoje fica o cemitério da Rua Nova.

Um velho casarão e quatro senhores e só sabemos que a foto é em Queimadas porque ao fundo aparece a Pedra do Bico.

Outra foto que não temos nenhuma informação. O antigo açúde e a serra por trás são nossas únicas referências.

Seguindo o exemplo das duas fotos anteriores não foi possível identificar os senhores retratados e mais uma vez o açude e a serra são nossas referências.

Talvez as pessoas quie aparecem nessa imagem sejam os mesmos da foto anterior.

As duas imagens abaixo são flagrantes de um acidente automobilistico ocorrido em Queimadas no início dos anos 60. O local da capotada é onde ficava a antiga favela de seu Albertino.



3 comentários:

  1. vejam que riqueza de informação traz a sequencia de fotos!
    a paisagem urbana,os afazeres domésticos e um caminhão que teimava em trazer progresso a nossa terra.

    ResponderExcluir
  2. Épossível acolher pureza, simpliscidade na quelas pessoas q naquelle tempo viveram...

    ResponderExcluir
  3. Alguém aqui conhece familiares de Noberto Paulino de Araujo? Sou sobrinha dele a nós da família gostaríamos de saber noticias de seus filhos, sei que tem um casal.

    ResponderExcluir