Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

TATAGUAÇU HOMENAGENS I


Fugindo de sua estrutura padrão, nosso BLOG abre hoje este espaço para homenagear uma das figuras bastante conhecida da cidade. Seu nome é José Gomes de Araújo, dito assim ninguém sabe quem é, mas se falar Baixinho do Caldo de Cana, eis o homem. Descendentes das famílias Gomes do Oití e da Mumbuca e Pachú de Pedra do Sino, era filho de Manoel Gomes de Araújo, conhecido por Manoel Biróia e de d. Maria Luzia da Conceição.
Ela nasceu no Sítio Oití dessa cidade em 17 de Dezembro de 1947 e cresceu na Baixa Verde, hoje mora na Cacimba Velha (pequena comunidade que fica entre os sítios Pedra do Sino, Oití e Baixa Verde e tem esse nome emprestado de uma açude na localidade, construído em 1952, pela prefeitura de Campina Grande, que leva esse nome). É casado com d. Valdecy Gomes e com ela teve 12 filhos.
Toda sua vida foi ligada ao meio rural sempre na condição de pequeno agricultor, conforme as fotos que vem abaixo. No final nos anos 90 se estabeleceu com sua barraca de caldo de cana às margens da BR 104, em Queimadas, onde está até hoje. Foi a partir deste pequeno comércio informal que ele tornou-se figura conhecida na cidade, graças a seu jeito estrovertido, tipo conversador.





FOTO HISTÓRICA DO CENTRO DE QUEIMADAS

Apesar de recente, esta foto já pode ser considerada histórica. Ela apareceu em diversas publicações que apresentou a cidade, como calendários, santinhos de candidatos, material publicitários, jornais, a agenda de Marcelo cabelereiro, etc. Não sabemos precisar a data que ela foi tirada, mais com certeza é do final dos anos 90, época em que começou a despertar na cidade o interesse por fotos de paisagens sem a presença de pessoas. Também não sabemos quem foi seu autor, imaginamos que tenha sido o fotógrafo Erivan Miranda, um dos poucos com tal sensibilidade na cidade. Tal foto é uma cópia, que chogou até os arquivos do BLOG TATAGUAÇÚ via o nosso amigo Aguinaldo, mesmo que já termos emprendido busca pela original dela, entre alguns amigos que julgamos possuí-la, debalde.
Portanto, enquanto não nos chega tal radidade fotográfica de pionerismo incontestável, nos contetamos com a imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário