Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

A Notícia - Jornalzinho queimadense dos anos 80.

Em 1986 o professor Roberto Toscano, Beto irmão de Marizabel, organizou e dirigiu um periódico noticioso em Queimadas que era intitulado "A Notícia". Um projeto que, infezlimente não foi adiante.
Hoje estamos apresentando o referido jornalzinho, na sua terceira edição, dos meses de Abril e Maio daquele ano (este número do jornal nos foi gentilmente cedido pelo amigo professor Maurício. Não temos as edições anteriores e, assim, apelamos mais uma vez, para a sensibilidade dos nossos amigos internaltas, que possam nos ajudar).

Imagem 1: a capa do jornalzinho na sua terceira edição. Ele apresentava como manchete o crescimento da cidade que já se fazia notar por aquele tempo. Trazia também uma foto panorâmica da cidade, feita a partir da Pedra do Bico e o registro do encontro do prefeito Tião com o governador Wisom Braga, acompanhado de Carlos Dunga, que era o deputado de Queimadas.
Imagem 2: veja o editorial de apresentação do jornal que se dedicava a agradecer, principalmente aos políticos, pelo apoio prestado para que o jornalzinho circulasse. Na mesma pagina falava-se da greve de docentes da rede estadual de ensino e da participação dos professores do Ernestão no movimento (este, talvez, foi o primeiro movimento paredista que teve a participação da categoria em Queimadas). Outra matéria falava sobre a saída da professora Íris da supervisão escolar do Ernestão.
Imagem 3: vejamos agora uma matéria sobre a Constituição do Brasil, nas véspera de começar os debates para formulação da nova Carta Magna do país, era um tema recorrente da época. Em outro canto da página, o editor "pede" ajuda dos anunciantes para que o projeto continue (em todo tempo foi difícil manter um informativo por essas bandas do Cariri/Agreste, eu que o diga).
Imagem 4: veja agora o expediente do jornal com toda a sua ficha técnica. Ainda pode-se ver um comentário elogioso ao desempenho do Zé Pereira a frente da Secretária de Obras da Prefeitura e por fim um material publicitário de Tião do Rêgo, um prefeito que não se furtava a prestar esses apoios.

Um comentário:

  1. lembro-me que o professor BETO lecionava no ernestão na época em que eu cursava a 5° série. ele dava aulas de arte.
    nesa época ele lançou um jornalzinho interno a escola. isso foi em 1984. este jornalzinho trazia noticias e fofocas relativas as coisa que aconteciam na esacola. e tinha uma parte de humor que era a que eu mais gostava.
    eu não sabia que ele tinha tambem lançado um jornal mais amplo em que ele trazia um leque de informações maior.
    fiquei agora sabendo.

    ResponderExcluir