Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Concluintes do Ernestão 1987

Final de ano, épocas de despedidas nas escolas. Momentos alegres e ao mesmo tempo tristes, principalmente para as turmas concluíntes que, em muitos casos, vão se separarem para sempre. Foram muitos anos vividos juntos e que agora chega ao fim. Numa sala, uma turma, conseguiu superar diversidades e adversidades, tudo em nome de um interesse comum. Pessoas dos mais diferentes cantos do município, dos mais diferentes padrões sociais, de idades nem sempre as mesmas, mais em fim, juntos.
Para simbolizar esse inexorável momento, trazemos hoje a turma concluínte do 2º grau, hoje ensino médio e antes científico, do Ernestão de 1987 (que foi a minha turma). Nesse caso, um grupo de heróis, que começando em 85 com quase 50 alunos, chegaram ao fim não mais que 15. Veja as fotos:

MOMENTOS DA TURMA
1ª fila, esquerda para direita: Quiel (Pedra do Sino), Elza Silva (Olho d'água), Arlete Dantas (Lutador), Dalvanira (Malhada Grande), Marilene (Bodopitá), Marleide (Boa Vista) e Fernando Aragão (Guritiba).
2ª fila, mesmo sentido: Zefinha, a esposa de Dimas Barbosa (Queimadas-Vila), Dalva Cardoso (Olho d'água), Socorro Elias (Serrarias), João Alvino (Pedra do Sino), Avanilda (Malhada Grande), Zefinha (Gravatá), Juarez Alves (Caixa d'água) e Laudimar (Queimadas-Centro).
Foto dos arquivos de Dalvanira Cardoso.

Só para situar os nomes: Zefinha 1, Avanilda, Zefinha 2, Laudimar (Lela), Arlete, João, Elza e Fernando. Marilene, Marleide, Juarez, Socorro Elias, Quiel e Dalvanira de Malhada Grande.
Preste atenção nos trajes e nos calçados. Coisas do tempo.
Foto dos arquivos de Dalvanira Cardoso.
Aqui aparece Juarez, Dalvanira Cardoso, João (o galego da Pedra do Sino), Quiel, Arlete, Fernando e Lela. Tempos que deixaram saudades.
Foto dos arquivos de Dalvanira Cardoso.

A COLAÇÃO DE GRAU
Para fechar o momento, o sempre dinâmico professor José Miranda, juntava os concluintes, tanto do ginásio (hoje fundamental 2) como do científico (hoje ensimo médio) e fazia uma festa só. O flagrante acima é do dia da aula da saudade, em 04 de Janeiro de 1988.
Foto dos arquivos de Dedinha.

Esse outro momento são as duas turmas juntas, na festa de colação de grau, um domingo pela manhã, no clube social de Queimadas, no dia 15 de Janeiro de 1988.
Foto dos arquivos de Dedinha.

Nesta ocasião fui o orador da turma...
Arquivos do autor.
... e ainda guardo uma cópia do discurso, que começava mais ou menos assim: "Nós concluintes dessa escola, sentimos-nos radiantes de felicidades... ". Esse discurso era 80% Zé Miranda.
Arquivos do autor.
No final ainda pousei ao lado de Zé Miranda.
Arquivos do autor.
Nessa imagem aparece Dalvanira Cardoso sendo condecorada com medalha de honra ao mérito por Mauricio Xavier, a época professor no Município, hoje o vice-prefeito da cidade.
Foto dos arquivos de Dalvanira Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário