Pesquisar este blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

A serra

Uma olhada nas fotos mais antigas em que aparece a serra de Queimadas, nota-se que vem de longe sua degradação. O dificil acesso, suas ladeiras íngrenes e o solo pedregoso, não foram obstáculos para o homem que, principalmente em época de pouca consiência ecológica, não tiveram limites em sua ação devastadora, que os técnicos chamam de antropismo.

A serra, que parecia não ter dono, foi por muitos anos a fonte básica de energia para a população pobre do núcleo urbano que fica no sopé. Também suas encostas prestou-se para o cultivo, 0utra vez empresa da mesma população pobre que não tinha outros acessos. Assim, de pau em pau (de lenha) e de roçado em roçado, a serra ficou absolutamente nua.

Antes tudo poderia parecer normal, hoje esse desmatamento pode ter outros contornos com perigo eminente de rolamento de pedras, o que poderia ser trágico, devido a expanção urbana que, em muito pontos já adentra serra.
As fotos que se ver a seguir é interessante para ilustrar o que foi dito acima. São imagens dos últimos anos da década de 80.



Imagem dos arquivos de Maurício Xavier que mostra a serra a partir da Pedra do Bico, no sentido Leste.


Imagem dos arquivos de Arnaldo Maia, vista de um trecho da serra próximo ao Bairro do Castanho, nas imediações das Pedras dos Reis Magos.


Imagem dos arquivos de Arnaldo Maia. Vista das pedras dos Reis Magos. Note a devastação acentuada em seu entorno.


Um dos blocos graníticos que forma o complexo dos Reis magos, vertente Oeste do conjunto. Só escaparam algumas árvores frutíferas.Imagem dos arquivos de Arnaldo Maia.

Um comentário:

  1. Olá Quiel!
    Gostei da postagem. Apesar da ação devastadora do homem, a sua ação foi de conscientizar!
    “Geração vai, geração vem; mas a terra permanece para sempre.” (Eclesiastes 1:4)
    É necessário cuidar de quem presenciou toda a criação!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu conto “Um conto natalino”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir