Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Família Fausto

A medida que Queimadas foi crescendo, ou seja, se tornando um povoado mais populoso, famílias emergentes começaram a surgir na sociedade local. Era uma nova ordem, formada por comerciantes e autônomos que logo começaram substituir os antigos fazendeiros e suas famílias tradicionais. Como tudo na vida é um ciclo, muitos desses grupos familiares surgidos nos anos 40, 50 e 60 e que dominaram a economia local até meados dos anos 90, estão desaparecendo gradativamente, sendo substituídos por novos nomes, muito embora que ainda oriundos do comércio e de trabalhos autônomos, sendo agora reforçados por profissionais liberais, funcionários públicos e pessoas que ascenderam via a força de uma formação universitária e que hoje atua em diversos campos.

Nos anos 50 e 60, os FAUSTOS, formada pelo patriarca Fausto Pereira da Silva (Fausto Branco) e alguns de seus filhos como Zé dos Óculos, Lafaiete, Geraldo, Orestes, Nêgo e Israel, foi uma família economicamente ativa em Queimadas, atuando em vários ramos como padarias, mercearias, transportes, posto de gasolina, etc. Hoje, timidamente ver-se alguns remanescentes dessa família desenvolvendo pequenos negócios na cidade. A grande maioria nem mora mais em Queimadas.
Na Postagem de hoje duas fotos de reuniões familiares dos Faustos:

Foto 1: os Fautos e alguns amigos no final do anos 50.
Identificamos algumas das pessoas que aparecem na foto, veja da esquerda para a direita: Baía, ?, Israel, Guia, Saulo Monteiro, ?,?, Quinina, Tácio Monteiro, ?, ?.
As crianças: Antonio de Barraco, Aluizio de Barraco, Gracinha, ?, ?.
Foto 1: os Fautos e alguns amigos no início do anos 60.
Mesma sequência: Antonio de Barraco, ?, Israel, ?, ?, Manoel Carlos, d. Severina (matriarca), Fausto Branco, Lafaiete, ?, Mª de Fausto. Agachado: Geraldo de Fausto.
Quem puder nos ajudar na identificação das outras pessoas ou quiser fazer correção nos nomes, entre em contato conosco (j.ezequielpb@gmail.com).

Um comentário: