Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Queimadas antiga

Antiga residência de Quinca Barbosa localizada na Rua Central de Queimadas, foto dos anos 30. Note que o leito da rua ainda era de barro e sem nenhuma infra-estrutura. Informações de pessoas mais velhas dão conta que a citada residência, casa e quintal, ia da Rua João Barbosa a Rua Joaquim Barbosa (nome que, inclusive, é em sua homenagem), onde ficava seu curral e que tempo depois se transformou em matadouro clandestino (1ª "matança" de Queimadas).
A casa da foto anterior é a mesma que aparece nesta imagem, a pelo menos 30 anos depois. Já havia passado por algumas reformas, o alpendre lateral já tinha caído etc. A cidade já estava em formação e o leito da rua já tinha ganhado a devida infra-estrutura.
Joaquim Barbosa da Silva, conhecido pela acunha de Quinca Barbosa, era o 1° filho do segundo casamento de Joaquim Barbosa da Silva (I). Sua mãe chamava-se Joana Gonzaga de Araújo. Ele nasceu no sítio Capivara e residiu quase toda sua vida em Queimadas, onde foi criador, agricultor e comerciante. Abastecia com leite toda a área urbana da localidade, isso nos anos 20. Por várias vezes foi subdelegado do então distrito e chegou a ser vereador em Campina Grande entre 1925 e 1928, representando Queimadas. Infelizmente não há dados sobre a sua esposa e seus filhos.
A foto acima, dos arquivos de Arnaldo Maia, é do dia 17 de Abril de 1921.

Nenhum comentário:

Postar um comentário