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domingo, 1 de maio de 2011

Jornalzinho, 1996.

Em 1996, por ocasião do 35º aniversário de emancipação política da cidade, o jornalista e radialista campinense, Amilton Silva, produziu um material sobre a cidade de Queimadas, estampado em um jornalzinho que era intitulado "Queimadas: cidade de futuro". Coisa sem muito valor, já que trazia pouca ou quase nada de novidades sobre a nossa história. O material tinha oito páginas, mas, só a capa e a duas páginas seguintes trazia alguma informação sobre a cidade. O restante, não ia além de propaganda do comércio ou de outras atividades local naquele ano.
A propósito, são exatamente esses anúncios publicitários que nos chamam a atenção nessa postagem de hoje. Veja quem estava no comércio de Queimadas naquele ano de 96 e principalmente como era esse comércio, no momento em que a cidade começa a despertar para as novas tendências. Bons tempos.
A foto da capa é do trecho inicial da Rua Odilon Almeida Barreto, a Leste da BR-104, antigo balde do açúde e que naquele ano de 1996 era o ponto principal do comércio local, hoje perdendo espaço para a Rua Eunice Ribeiro.
Página que trazia um resumo da história do município, que a exemplos de outras publicações tinha erros importantes, prova que não houvera uma pesquisa prévia antes de lançar o material.
Aqui temos algumas considerações sobre a cidade e o perfil do jornalista responsável pelo trabalho.
O restaurante do "Baiano" (hoje o bar de Patrícia), uma farmácia, uma lanchonete, uma agência de passagem e uma vidraçaria, neste primeiro bloco de propaganda.
Uma lojinha de roupa, uma casa de vídeo game (novidade na época), uma vídeo-locadora (de fitas K-7), revenda de peças de motos e uma loja de bicicletas, no segundo bloco de propaganda.
A primeira escola de informática (o uso de computadores ainda era incipiente por aqui), o famoso "Rei das frutas", a farmácia veterinária de Joelson, uma loja de material de construção que pertencia a Bonaldo Monteiro e na lateral a foto do prédio de "João da Barraca", ao lado do prédio paroquial.
Uma página toda dedicada a Escola Prof. José Miranda. Por que? Miranda tinha a certeza que todo empreendimento tem que ser divulgado e mais, ele não se furtava em prestar sua ajuda a esses tipos de publicações.
A última página toda dedicada aos empreendimentos de Carlinhos de Tião, atual prefeito de Queimadas. Ele é outro que sempre soube da força das propagandas e também não se negava a contribuir com esse tipo de divulgação.
NOTA 1: o dois últimos exemplos vem a calhar. Mostra empreendedores que não tem "espírito de pobre", ou seja, aqueles que sabem que o investimento em propaganda não é um mero gasto. O exemplo é que Carlinhos cresceu e Zé Miranda tinha a maior e melhor escola particular da cidade quando ele era vivo.
NOTA 2: uma simples olhada nessas empresas (micro empresas para melhor definir) constata-se que, quem não evoluiu se acabou.

Um comentário:

  1. parabéns Quiel. que postagem legal.
    eu já estava esquecido de algumas coisas que aparecem nas fotos.

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