Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pe Bosco.

No quadro "danças dos famosos" de ontem (domingo 22/05/2011), do "Programado Faustão" da Rede Globo, apareceu uma bela modelo e atriz de nome diferente: Renata Kuerten. Ela, segundo sua ficha de identificação, é natural da cidade catarinense Braço do Norte.
Daí, lembrei que foi nesse município sulista que nasceu um grande queimadense, Saul Domingos Sombrio (outro nome diferente), o Padre João Bosco de Queimadas, que por dez anos governou os destinos católicos de nossa cidade, chengando aqui logo após a morte do Padre Oscar e ficando até 1973, quando foi transferido para Pocinhos.
Saul Sombrio nasceu em 1916 e faleceu em 1991, aos 75 anos de idade.

Vamos a alguns momentos do padre quando de sua estada em Queimadas.

Padre Bosco em uma foto clássica.
Padre João Bosco celebrando uma missa em Queimadas.
Em Março de 93, o jornalzinho local "Acontece", produzido e editado pelo jornalista Luiz Luna, hoje vivendo em João Pessoa, trouxe uma matéria com o citado padre. Lendo o texto você vai compreender melhor como foram as ações desse pároco por aqui.
Após um momento litúrgico, o padre posa ao lado de uma criança que acabara de fazer a 1ª comunhão. A menina é Gracinha (Gracinha de Genésio da Rua Nova), professora e que hoje trabalha na secretária do Ernestão. Final do anos 60.
Uma foto em que o Pe João Bosco aparece num momento social, provavelmente em 1965 e comemorando seu aniversário. Ao seu lado direito aparece Dulce Barbosa, a época prefeita do Município, e do lado esquerdo, de branco, o juiz Local.
Padre bossa nova: como a igreja vivia outros tempos, com o fim de liturgias tradicionais, nada melhor que um padre 'moderno' nas paróquias, mesmo que isso desagradasse a muitos fiéis. O padre Bosco mudou muitos conceitos em Queimadas, com seu jeito despojado e chagado a uma cervejinha e ao cigarro. Na foto abaixo ele aparece em um momento de descontração, provavelmente em casas de fieis.
CURIOSIDADE

Braço do Norte é um município brasileiro localizado no sul do estado de Santa Catarina colonizada majoritariamente por alemães. Pertencente à mesorregião do Sul Catarinense e microrregião de Tubarão, localiza-se ao sul da capital do estado, distando desta cerca de 173 km. Ocupa uma área de 221,311 km² e sua população é 29 018 habitantes, pelo censo 2010 do IBGE sendo então o 42º mais populoso de Santa Catarina e o quarto de sua microrregião. A cidade é banhada pelo rio Braço do Norte. Foi desmembrada de Tubarão em 1955.

Fonte: WIKPÉDIA.

Veja algumas fotos da área urbana desse Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário