Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SÃO JOÃO II

O maior símbolo do São João para os campinenses, e vizinhos, é o Parque do Povo.
A festa junina de Campina, concentrada em quase 100% neste espaço, já beira os 30 anos, o que não é pouco tempo. Várias gerações já curtiram essa festa e com certeza, cada uma delas tem uma história pra contar.
A minha geração, por exemplo, que participou dessa festa no meado dos anos 80, lembra que não era fácil, sair de Queimadas para o Parque do Povo. Tudo era dificil, a começar pela raridade de transporte. Só dispunha-mos da Condor, cujo o último carro saia de Queimadas às 10 horas da noite e lá chegando outro drama, tinha-se uma certeza: só voltaria "amanhã", quando o sol raiasse e a Condor voltasse a circular.
Outro detalhe a ser considerado é que não havia outras festas do gênero numa redondeza próxima o que nos obrigava a esse "sacrifício", além de ser "chique" vir para um São João em Campina. Veja quanta diferença em comparação hoje de hoje. Transporte não é mais um problema e até em Queimadas já se faz um São João de Qualidade e que a cada dia melhora, não deixando nada a desejar em relação a nem um.

A foto que ilustra essa postagem, é do Parque do Povo provavelmente em 1996 (baixada do Blog CGRetalhos) e está vem carregada de saudosismo. A época, o palco principal ainda era na parte superior e as barracas cobertas de lona. Não havia os apelos publicitários de hoje e até a segurança era outra, brincava-se a noite inteira e só...
Outro detalhe que me chama a atenção na imagem é a ampla visão do horizonte, no sentido Sul, com Campina recebendo os últimos raios de sol numa tarde qualquer do mês de Junho e ainda dá para ver a serra de Bodopitá, onde fica Queimadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário