Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A origem do Futebol em Queimadas

Em um trabalho de pesquisa sobre o futebol amador de Queimadas, que em breve virá publicado em forma de revista, o professor e desportista Marizardo Miranda fez uma descoberta espetacular e sensacional: como foi o por quem foi, que a primeira bola de futebol chegou em terras queimadenses. 
Segundo o que Marizardo pode apurar, é que bem no início dos anos 40 (o futebol já era popular na Paraíba), o comerciante Antonio Bietes Tavares, do sitio Baraúnas, vivia em constante viagens a Campina Grande em um caminhão de sua propriedade, transportando feirantes e gêneros de todas as qualidades para  lá. Nessas idas e vindas, frequentemente era acompanhado por seus filhos, dentre os quais Seráfico Tavares. Este, encantado com as "peladas" que via pelo caminho, principalmente nos bairros do Tambor e Catolé, em Campina Grande, pediu ao seu pai uma bola, como presente, para poder brincar com seus irmãos, primos e amigos lá no sítio. Seu Bietes de pronto atendeu e a primeira bola de futebol chegou em Queimadas.
Vendo que o futebol agregava muita gente e por ter uma bodega em casa, Bietes Tavares revolveu fundar uma equipe de futebol e criou, em 1943, o Estrela Vermelha do sítio Verdes. Outro pioneirismo, pois essa foi a primeira equipe de futebol dessa terra.
No mais, é ansiosamente aguardar pelo trabalho de Marizardo, que virá recheado por essa e por muitas outras informações surpreendentes sobre o futebol por aqui. Lembrando sempre, que Marizardo está precisando de ajuda dos amigos para publicar seu trabalho. 
Seráfico Tavares em 1950: um presente que entrou para a história.
As duas fotos acima são do visionário Antonio Bietes Tavares. A 1ª nos anos 20, aos 19 anos de idade e a 2ª em 1951, já idoso.

A seguir um retrato de como era as primeiras bolas de coura de nosso futebol.

2 comentários:

  1. Que bom saber dessa história Serafico Tavares meu pai .
    obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler! Temos muito orgulho da nossa familia. Muito obrigada pelo texto.
    Um grande abraço,
    Fulvia, Bisneta de Antonio Biete Tavares

    ResponderExcluir