Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A antiga rodoviária de Queimadas

Em 1982, Lêuza Araújo, comerciante queimadense, proprietária da loja "Noivas e Debutantes", fotografou sua filha mais velha, Jaqueline, brincando nas imediações da  Rua Eunice Ribeiro. Nesse flagrante despretensioso, ela registrou o prédio do terminal rodoviário de passageiros de Queimadas (veja as fotos abaixo), obra do primeiro governo Saulo Ernesto que, ficando inacabada, não teve continuidade nos governo que o sucedeu.
Portanto, para efeito de localização, o referido prédio ficava por trás do atual posto São José no local onde até pouco tempo funcionava um Supermercado. O terreno, inicialmente pertencente a prefeitura, foi "loteado" e daí doados a um ou outro privilegiado que foi repassando até chegar aos atuais proprietários. Assim Queimadas ficou sem sua "rodoviária" e sem o terreno - dano ao seu patrimônio.
Veja na foto acima a "rodoviária" ao fundo com a cobertura e os boxes quase prontos; a rua ainda não era pavimentada e alguns alunos do "Ernestão" compõe a sena.

Nesta outra imagem, num ângulo mais a esquerda, ao fundo ver-se a área onde hoje está o posto de gasolina e mais adiante um pequeno aglomerado de casas, na "beira da pista", onde hoje fica uma loja de móveis. Mais alunos do "Ernestão" na cena.


Esta foto completa a cena anterior.

Colabore conosco enviando fotos antigas para publicação neste Blog. Não deixe que esse material se acabe nos fundos de suas antigas gavetas ou baús servindo de pasto para baratas e traças. Sua foto antiga pode ter um significado histórico.

2 comentários:

  1. eita! isso já faz um bom tempo.
    é o blog tataguassu atiçando a memória da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Tem algumas fotos recentes de algumas pessoas que não estão identificadas, fotos antigas. Acho que vc deveria nomea-las ficaria melhor. Continue com este trabalho pois é necessário manter viva a memória da cidade já que os nossos governantes não pensam o mesmo. Uma cidade sem passado não tem futuro. É bom ir em outras cidades e ver prédios históricos e ouvir a história do lugar, aqui algumass pessoas acham bonito demolir a história da cidade, lamentável!

    ResponderExcluir