Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Antigas escolas de Queimadas

Ainda falando nas velhas unidades de ensino da cidade de Queimadas, encontramos em uma antiga publicação da prefeitura de Campina Grande (Semanário Oficial) do dia 30 de Novembro do ano de 1956 a relação das escolas deste Distrito, bem como os respectivos números de alunos matriculados em cada unidade, totalizando 1.312 estudantes, todos do curso primário. Já um número considerável para a época.
Esta ditas escolas funcionavam, normalmente, na casa da professora (ou professor), mas podia ser também em um local cedido por uma pessoa da comunidade, raramente em grupos escolares. Nota-se claramente que, boa parte dessas unidades, já se achava nomeadas, com a nomenclatura variando de nomes de santos a  de figuras ilustres da história brasileira.
Também observa-se que pouquíssimas dessas unidades conservaram seus nomes até os dias atuais, é que, com o advento da construção dos grupos escolares, nos anos 70, dotando as comunidades de um lugar apropriado e adequado para a prática do ensino, uma recomendação do MEC, os prefeitos cuidaram  de rebatizar essas escolas com nomes de pessoas da cidade, normalmente um parente seu ou um correligionário. Fica as duas imagens acima como registro histórico.

Colabore conosco enviando fotos antigas para publicação neste Blog. Não deixe que esse material se acabe nos fundos das antigas gavetas ou dos antigos baús, sendo pasto para baratas e traças. Sua foto antiga pode ter um significado histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário