Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Recortes de nossa história - A CASA DA PEDRA

Talvez a mais curiosa construção na cidade de Queimadas fora aquela casinha em cima de uma pedra que fica (va) na saída da cidade para Campina Grande, a casa da pedra. Monumento simples, até desalinhado e sem um apelo arquitetônico, mas que chamava a atenção de todos por sua localização inusitada, erguida em cima de um bloco de pedra (foto a esquerda). 
A casa da pedra já apareceu em diversos outros momentos desse blog, e você pode dá uma conferida clicando nos links abaixo. Numa dessas postagens, até falei que não sabia quem fora o idealizador e nem o ano em que o prédio foi erguido. Mas, parece que essa questão está elucidada. Folheando uma antiga edição do Jornal da Paraíba de Agosto de 1984, descobrimos que aquele local pertencia ao sr. Bertino (Libertino Clemente - sogro de Sibiu) onde o mesmo fabricava tijolos e ele construiu aquela casa no ano de 1983 para ser um ponto de repouso e refrigero, recebendo o ar puro da serra e ouvindo sossegadamente o barulho dos carros passando na pista sem o frenesi dos dias atuais.
Hoje, quase 30 anos depois, aquele espaço não é mais o mesmo. A casinha ainda está lá (foto a direita), mas depois de algumas reformas não têm mais o mesmo glamour, conservando apenas a escada do projeto inicial.   E, uma estátua, sem graça, do Cristo Redentor, compõe a paisagem. 
A FOTO QUE ENCONTRAMOS NO JORNAL DA PARAÍBA

A MATÉRIA SOBRE A CASA DA PEDRA NO MESMO JORNAL

Um comentário:

  1. é isso mesmo.
    seu bertino fazia tijolos.

    e depois ele ergueu várias casinhas. e depois alugou-as para pessoas humildes que não podiam pagar aluguel mais caros na cidade.
    daí veio o nome do aglomerado de residências:
    favela de seu bertino.
    essa favelinha foi demolida logo após a posse do ex-prefeito saulo ernesto.
    falam as ''más linguas'' que saulo tomou essa atitude devido ele ter se mudado para uma residência próxima ao citado aglomerado e não desejando morar perto de favelados fez a favela desaparecer.

    valeu quiel! essa postagem mostrando a foto publicada no jornal é muito interessante.

    ResponderExcluir