Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O LIVRO DE VANDERLEY

Para quem gosta de uma boa leitura e quem se interessa por conhecer a história de nossa região, vem aí uma ótima pedida: "Missões na Capitania da Paraíba", livro do historiador campinense Vanderley de Brito, em breve, nas bancas e livrarias.
São 246 paginas repletas de informações sobre como se deu a colonização do território paraibano (veja bem: digo isso com base em apenas dois tópicos que li até o momento - "A Missão de São João Batista do Brejo de Fagundes", pag. 214, que conta muito sobre a fundação do vizinho município fagundense; e "A Missão de Nossa Senhora de Desterro", p. 136, que faz o mesmo como município de Boqueirão.
O citado livro nos foi ofertado pelo autor, via o amigo Altair Pombo, da gráfica  editora Cópias e Papéis. Ao autor aproveito para agradecer e parabenizar pelo belo projeto.
Ainda com relação a Vanderley de Brito, mesmo o conhecendo pouco, sou um admirador de seu trabalho. É ele uma pessoa dedicada a estudar e pesquisar sobre a nossa história bem pretérita, da pré-história aos índios que por aqui habitaram, mas especialmente porque seus textos, com muita frequência, trazem informações sobre a nossa cidade de Queimadas.
O LIVRO: VALE A PENA CONFERIR.
OUTRA OBRAS DO AUTOR:
Arqueologia na Borborema, 2008 - JRC. Coleânea de texto para o Diário da Borborema. Mote: arqueologia na região de Campina.
A Serra de Bodopitá, 2006 - JRC.  Estudo inédito sobre a serra de Bodopitá e seus sítios arqueológicos. Mote: arqueologia.
 A Pedra do Ingá, 2009 - EDUFCG. Relato sobre as Itacoatiaras do Ingá. Mote: arqueologia.
TRABALHOS DO AUTOR EM CORDEL:
 Dois importantes trabalhos de Vanderley de Brito sobre Queimadas são: um artigo intitulado "Apontamentos para a História do Município de Queimadas" (já postado neste blog, confira no link -
http://tataguassu.blogspot.com.br/2012/12/queimadas-300-anos.html) e o cordel "As Grandezas de Queimadas" (esse último material eu possuía, emprestei e nunca mais vi).


Nos links a seguir você ver algumus momnetos que o autor Vanderley de Brito apareceu no Blog Tataguaçú.




Nenhum comentário:

Postar um comentário