Pesquisar este blog

sábado, 4 de maio de 2013

IMAGEM DA SEMANA

Nos idos tempos, duros, do Regime Militar via-se mais civismo e mais demostração de amor a pátria em nossa terra. Sete de Setembro, por exemplo, o dia da Independência, era uma data profícua para se externar esses sentimentos e os desfiles cívicos, que invariavelmente ocorriam nesta data, eram uma grande festa com o alunado machando pelas ruas da cidade e o povo nas calçadas se confraternizando e assistindo tudo.
Mas, o bom mesmo de participar deste evento, para que era estudante, não era o dia do desfile propriamente dito, cheio de pompas e formalidades, e sim os ensaios. Seu Moura, o instrutor, a frente de tudo, dava a voz de comando e todos obdeciam temendo alguma advertencia, mas tudo acontecia em clima de brincadeira e algazarra juvenil que só tomava ares de seriedade quando alguém gritava "lá vem seu Moura!"
A foto abaixo, cedida pela amiga Emília Nóbrega, retrata um desses ensaios na comunidade rural dos Velêz, bem no início dos anos 70 (provavelmente em 1972), onde as crianças ensaiavam para o desfile pelas estradas daquela localidade, acompanhado de perto por Seu Moura, visto aqui, bem jovem, vestido em trajes da Polícia Militar, na função de cabo.

Um comentário: