Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

SANTAS MISSÕES

A ÚLTIMA VISITA DE FREI DAMIÃO A QUEIMADAS
Frei Damião é tido como o missionário do Nordeste. Suas peregrinações, a frente das “Santas Missões” foi rito constante em muitas cidades e povoados nesse semi-árido brasileiro, pelo interior da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Chegou por aqui nos início dos anos 30, vindo da Itália, com o intuito de pregar contra o comunismo, mas acabou fazendo trincheira ante o protestantismo e o amancebo.
Da juventude de hoje poucos são aqueles que conheceram seus atributos, mas em um tempo passado onde a fé católica era mais presente e quase hegemônica, aquele frade capuchinho era um quase pop star, arrebanhando multidões por onde passava, e com seus fortes sermões, cercado de uma áurea toda especial, tocava o coração de seus espectadores, chamando a todos para uma reflexão, seguida de autoconfissão.
Assim, pregando a meio mundo, ele esteve em Queimadas várias vezes. Pelas minhas anotações foram 04 (quatro): 1943, 1978, 1981 e 1988. Mas pode ter tido outras, principalmente nos anos 50, quando era o pároco de Queimadas o padre Oscar, como também é pouco provável que ele tenha vindo por aqui nos anos 60, sob o governo do padre Bosco. Se eu estiver errado, quem puder me corrija.

Na imagem abaixo, um registro do Jornal da Paraíba num momento de suas “missões” em Queimadas, a última, 1988. Bem velhinho, corcunda, pernas trôpegas e voz quase inaudível...
 Fac-símile da matéria do JP com Frei Damião.
Imagem de uma grande procissão pelas ruas de Queimadas na despedida de Frei Damião da cidade. Foto der Alisson Tavares.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário