Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Frei Damião em Queimadas II


As visitas do frei Damião de Bonzano a Queimadas, em “santas missões”, era sempre um acontecimento (religioso, social e até econômico), e acredito que o mesmo se repetia em outras cidades nordestinas por onde ele passava. Não costumava durar mais que uma semana, mas nesse período eram sucessivos os dias de festas e de orações. Eu, por exemplo, lembro-me de três desses momentos: 1978, 1981 e 1988. Todos bastantes concorridos.
Era um frenesi e parece até que uma áurea nova tomava conta do ambiente. Mesmo assim, difícil, hoje, é achar registros de suas passagens pela terra Tataguaçú. As poucas coisas que ficaram se perderam no tempo, esquecidos nos fundos dos baús e das velhas gavetas, uma pena, e um prejuízo para nossa história.
Mas, vez por outra alguma coisa boa aparece como uma entrevista que Frei Damião concedeu ao jornal campinense “A Gazeta do Sertão”, via Celma Miranda, em março de 1988, por ocasião de sua última passagem pela terra Tataguaçú.  Na histórica conferência o saudoso frade capuchinho discorreu sobre vários temas do cotidiano de então (1988). 


Nota: o material  é de propriedade do amigo Erivan  Miranda e por ele fora guardado por mais de 26 anos sem dá publicidade. Depois de muito apelo, ele gentilmente nos cedeu para esta postagem. Obrigado Erivan!

Nenhum comentário:

Postar um comentário