Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2015

Frei Damião em Queimadas III

Do livro "Terra Tataguaçú", o livro de Quiel

1978
10 de Abril – Inicia-se mais uma missão do frade Capuchinho, frei Damião[1], em Queimadas. Sua chegada se deu de forma apoteótica com as escolas locais parando as aulas para recebê-lo e um grande número de curiosos lotou a Rua João Barbosa que, de ponta a ponta aplaudiu sua passagem. A noite outra aglomeração se fez no pátio da igreja para ouvir seus sermões, e assim foi durante toda a semana de sua estada na cidade[2].
O pároco Antônio Lisboa da Graça aproveitou a visita do frade para festejar com a comunidade católica local o fim das reformas da Matriz, que vinha se arrastando a mais de 5 anos. Veja um trecho da fala do vigário.
“Cheguei para a Paróquia de Nossa Senhora da Guia do dia 01/05/1973.
Encontrei a igreja Matriz sem forro na quase totalidade. Somente a parte da antiga capela-mor era forrada e pintada de azul celeste.
Na capela-mor já estava o altar de mármore, que substituía o velho altar de alvenaria demolido e substituído com um novo, pelo Pe. João Bosco, então vigário da Paróquia.
As condições de higiene dentro do templo eram realmente insuportáveis. Uma solução urgente do problema se fazia necessária. As andorinhas faziam morada e dormiam dentro da igreja[3].
Ainda pelas palavras de Pe. Lisboa, a primeira campanha para arrecadação de dinheiro para a citada reforma fez-se no mês de Maio de 1973 e assim se sucedeu nos meses marianos subsequentes, até a conclusão dos trabalhos em 1978. A primeira parte a receber o forro foi à nave central e em seguida as laterais.
[1] Frei Damião de Bonzano sempre fazia suas ‘missões’ acompanhado de Frei Fernando.
[2] Testemunho ocular do autor que aos 8 anos de idade, aluno da professora Denise Cavalcanti no sitio Olho d’Água, foi levado pela citada professora, junto como os demais alunos, para assistir a chegada do missionário. 
[3]Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Guia de Queimadas, pag. 19.


IMAGENS DO JORNAL DA PARAÍBA

DUAS IMAGENS (JÁ POSTADAS NESTE ESPAÇO) DO MESMO MOMENTO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário