Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

MOMENTO RURAL

As imagens que ilustram nossa postagem de hoje vem lá do sítio Muquém, um dos pontos extremos de Queimadas, limites com Fagundes, no pé da serra da Laranjeira - casa dos amigos Aluísio Araújo e dona Ana Muniz, gente da melhor qualidade. Um interessante registro de como era a lida no campo nos idos anos 60 do século passado (o que não difere muito com o que se pratica hoje).
Na foto os senhores Aluísio Araújo e Severino Araújo (irmãos) e mais quatros ajudantes, entre os quais Narciso Severino e José Severino, estão "cortando" a terra com cultivadores puxados a boi, uma ferramenta que ajudou muito nas limpas de mato nos roçados, mas que nos anos 50 do século XX ainda era novidade em Queimadas e pouco acessível aos agricultores de menor posse.





















Mas, o grosso das tarefas diárias nos roçados eram feitas a braço, na dura lida do cabo da enxada. Na foto acima acha-se (da esquerda para direita) Severino Eduardo, Severino Araújo (ex-vereador em Queimadas), Aluísio Araújo - em baixo -, Pedro Queiroz, Manoel Eduardo, Louro Brasil e José Brasil. Informações de Dona Ana Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário