Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

ROMARIA

QUEIMADENSES EM SÃO SEVERINO DOS RAMOS
Não sei com as coisas andam hoje, mas houve um tempo em que as romarias para são Severino dos Ramos eram muito comuns partindo aqui de Queimadas (o que se verificava em todo Nordeste). Meus pais, por exemplo, gostava de visitar aquele santuário católico com certa frequência, e eu, inclusive, estive lá uma vez, em 1977, pagando uma promessa por uma graça recebida ainda quando recém nascido. É que, em um tempo remoto (mas nem tão distante assim), onde o Estado pouco ou nada se importava com os seus – principalmente os mais pobres – e médico era coisa muito rara, só restava ao povão à fé em Deus. Remédio só do mato, então não raro era apelar para “rezas fortes” e promessas para o Santo de devoção...
Nesse ínterim, São Severino, e muitos outros pontos de romarias espalhados pelo Brasil afora, recebia (e ainda recebe) multidões de fieis que não se esquecem das graças recebidas.
Foto de Clotilde Barros, Dona Ló. Ela a primeira, a direita, com outros queimadenses em S. Severino na primeira metade da década de 1970.
Imagem de souvenir facilmente achado em S. Severino

Imagem do blog "Minha Rua tem Memória" - Surubim/PE (http://minharuatemmemoria.ning.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário