Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

1ºs ônibus de Queimadas.

Há pessoas que fizeram muito por Queimadas, mas, hoje ninguém sabem que foram e nem tão pouco em que eles contribuíram para o crescimento dessa terra. Um exemplo notável e de José Roberto de Lira e Augusto Bezerra, genro e sogro respectivamente. Segundo informações, eles chegaram a Queimadas nos anos 40, época em que se construía a estrada Campina-Caruaru, hoje BR 104. Aqui se fixaram e se destacaram na prestação de serviço, transportando as pessoas para Campina e vice-versa. Foram as primeiras pessoas a operarem uma linha regular de transporte coletivo entre as duas cidades, num tempo de escassez total de qualquer tipo de transporte motorizado, isso nos anos 50.

O primeiro "ônibus" de Queimadas, de propriedade de Augusto Bezerra, nos anos 50. Era chamado de marinete.
No início dos anos 60 o ônibus continuava quase o mesmo, porém, já maior, tinha capacidade para transportar mais pessoas, com mais conforto e segurança. Na foto, o senhor da esquerda é Augusto Bezerra e o senhor da direita é Zé Roberto. As crianças são filhas do último.
A foto abaixo já apareceu em outros Blogs e nos Okuts queimadenses. Ela é motivo de controvérsia sobre a pessoa que aparece na imagem. Será Pepê de Zé Tavares, o pai de Alisson? Uns afirma que sim. Porém, interlocutores do BLOG TATAGUAÇÚ, apontaram para "Pretinho", um dos filhos de Zé Roberto. Essa segunda informação me parece mais provável por alguns motivos: 1º - a foto foi feita ao lado do ônibus de Zé Roberto; 2º - para ser Pepê de Zé Tavares, nascido em 1953, esta foto teria que ser do final dos anos 60, só que, neste tempo esse tipo de transporte não circulava mais. Portanto, fica a dúvida para ser dirimida por pessoas mais próxima das famílias.
Um momento do final dos anos 50. Excursão dos alunos do Colégio José Tavares, transportado pela "sopa" de Zé Roberto.

5 comentários:

  1. minha vó já tinha me falado dessa tal marinete, mas nunca eu tinha visto uma ou mesmo foto de uma dessas marinetes.

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando uma amiga que a muito tempo não vejo. O nome dela é Jaidé Ferreira, filha de um antigo prefeito da cidade de Queimadas na Paraíba. Na época que nos conhecemos ela tinha dois filhos, Diego e Daniel. Gostaria de notícias. Alguém pode me ajudar? Obrigada. Eliane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela mora aqui em queimadas ,na vila gomes.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. José Roberto Lira é meu avô =)
    E Augusto Bezerra é meu bisavô, o qual não conheci

    Meu pai, Valsi, filho de Zé Roberto, me falou que neste retrato as crianças são Valter (o menor), Valmir e Lenice, todos filhos de Zé Roberto.

    ResponderExcluir