Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os caminhões de Queimadas I

Nos tempos bicudos, de pouco dinheiro e quase nada de estradas, era o caminhão que reinava por essas bandas. Era ele o transporte coletivo (levando gente para feiras e missas, enterros, jogos de futebol e votação); a ambulância (que socorria os acidentados); o carro de passeio (visitas a amigos e parentes); transporte de animais; e o transporte de cargas (que era seu verdadeiro fim).
Podemos citas as marcas de alguns desses possantes (conforme pesquisa na NET). Caminhões como o Ford F600, Mercedes-Benz L312, Chevrolet Gigante 1942, Chevrolet Boca de sapo 1951, Ford FK G-600 – 1956, Mercedes Benz LP 331, Caminhões FNM - (Fenemê), Studbaker Truck 1946, Dodge 1950, kb 7, entre outros. Tinha até um velho misto, um desses veículos (com duas cabines e carrocerias) sendo que adaptados para o transporte de passageiros.
Os donos desses veículos eram, normalmente, alguns potentados rurais, digo, uma ou outra pessoa de maior posse numa comunidade e que tinha nestes caminhões mais uma fonte de renda, dado o vasto serviço a que ele se prestava. Eram eles, os proprietários, inclusive, quem abriam e conservavam as estradas, para o transito desses automóveis, muito embora que, nem sempre, eram eles os motoristas – havia a figura do chauffeur.
Muitas das estradas que hoje cortam o município de Queimadas foram obras desses proprietários.
Ainda não fizemos um apanhado de quem eram os donos desses caminhões em Queimadas, o certo é que foram muitos esses carros, como veremos nas imagens disponibilizadas.


Caminhão do Sr. Neco de Júlio agregado em uma usina de açúcar no estado de Alagoas para o transporte de cana, nos anos 50. A foto é de Ivanilda Tavares.

Visita a parentes nos anos 50. A foto é de Ivanilda Tavares.

Comunidade rural de Queimadas, sítio Baraúnas, com os moradores se preparando para irem votar. A foto é de Ivanilda Tavares.

Caminhão transportando gente para algum evento social. Não sabemos quem são as pessoas - só foi possivel identificar a primeira (esquerda), que é d. Ziza Tavares, do Olho d'Água, que foi quem nos cedeu a foto.

Um dos filhos do Sr. Vital Chico (Hermes?) ao lado de um caminhão de propriedade de sua família nos anos 60. Foto de Alisson Tavares.

Caminhão do Sr. Barraco que nos anos 70 fazia transporte de combustível para os postos de Queimadas. Na foto ele aparece ao lado da família. Foto de d. Ló de Barraco.

3 comentários:

  1. Muito boa essa postagem, Quiel! Quem saberia te contar muito a respeito desses caminhões é o meu pai, que vive falando de sua infância o tempo todo e dos meios de transporte de então. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. que postagem sensacional! gostei muito.

    e o texto tambem está muito legal, e traz muita informação.

    ResponderExcluir
  3. v aleu pela serie caminhãO,MUITO BONITA VALEU. DUDU.ACE

    ResponderExcluir