Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fotos de 2004.

2004, não faz tanto tempo assim, mas, observe quantas mudanças já houve neste trecho da Rua Severino Bezerra Cabral ou Chateaubrind (do posto São José ao Contorno), as margens da BR-104.
As fotos, tiradas bem no início de 2005, são de autoria de Romero da Ecolurb, usadas no Plano Diretor de Queimadas, com as cópias abaixo cedidas ao BLOG TATAGUAÇÚ por José Marciano Monteiro.
As imagens são registros de um dia de chuva na cidade mostrando alguns pontos de alagamento ao longo do percurso, devido a falta de estruturas de escoamento apropriados para a água que jorra livremente no local, já que toda área acha-se calçada ou asfaltada, portanto, impermeabilizada.
Depoimentos de pessoas que a mais tempo vivem em Queimadas, dão conta que esse trecho da BR fica no local onde antes era uma espécie de "pântano", uma lagoa de água parada, com muito junco e algumas vazantes de capim, entre por dois riachos (que ainda hoje existem, muito embora que totalmente cobertos), um que fica nos quintais das casas da Rua Eunice Ribeiro e Chateaubriand, e o outro que passa em frentes aos prédios da face Oeste da Rua Chateaubriand.
NOTA: há relatos de estragos consideráveis causados pela água desses riachos nas casas do local. É bom saber que esse perigo é eminente, já que as construções foram erguidas em locais inapropriados, com os citados riachos sendo canalizados em etapas, sem obedecer a um mesmo padrão de largura e/ou espessura dos tubos.











sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fotos de 2005 II

Novamente algumas imagens de logradouros queimadenses no ano de 2005.

Conjunto Antonio Mariz. Aspecto de uma das casas do local, todas construídas em um sistema de pré-montagem.
Terreno baldio próximo ao Conjunto Mariz. Hoje já se encontra quase todo tomado por edificações.
Vista de uma das Ruas do Conjunto Mariz.
Funcionários da prefeitura cuidando da limpeza de uma área próxima ao Conjunto Mariz.
Foto do conjunto Mariz já mostrada na postagem anterior.
Foto do Cassio Cunha Lima mostrando o espaço onde hoje fica a Escola Carlos Ernesto, a esquerda.
Cassio Cunha Lima mostrando a Igreja Adventista o Sétimo Dia ainda em construção. Ao lado da igreja ficava o material de construção de Raimundo, um dos primeiros comércios do bairro.
Cassio Cunha Lima em uma de suas artérias principais. Ao fundo ver-se a "casa de seu Bráz", ainda hoje um dos principais pontos de referências do Bairro.
Área "rururbana" de Queimadas. Travessa João Miranda, artéria que faz que faz a ligação entre o Castanho e a estrada da Baixa Verde (também ao Cássio Cunha Lima). Esse trecho fica próximo a casa de Dão Miranda.
A "Feirinha". Área desapropriada pelo prefeito Saulo Ernesto, em 1985, para ser construído um espaço que vinhesse abrigar os feirantes da antiga "Feira do Acari", mas que, infelizmente não teve esse fim. O espaço faz a ligação entre as Ruas Joaquim Barbosa e Sebastião Lucena

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fotos de 2005 I

A CADA DIA UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS ACESSAM O BLOG TATATAGUAÇÚ. NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO, POR EXEMPLO, FORAM 294 VISITAS A ESSA PÁGINA. DE LONGE SOMOS O BLOG MAIS VISTO DE QUEIMADAS!
------------------------------------------
Lado Leste da Rua Severino B. Cabral, ou Chateaubriand, sentido Sul, próximo a posto da Itapemirim. A cada dia que passa esse trecho se consolida como área comercial.
Outro ângulo da foto anterior.
Lado Leste da Rua Severino B. Cabral, ou Chateaubriand, sentido Norte, próximo a casa do ex-prefeito Saulo Ernesto. O trecho comporta, hoje, um bom número de prédios comerciais.
Ponte sobre o Riacho da Vila, construída por Saulo Ernesto. Foto com vista para a Rua JK (a direita).
Área próxima ao riacho da Vila, quando das obras do canal desta. A rua é a José Ernesto da Silva.
Obras de calçamento na Rua José Braz de França.
Aspecto da Rua Eunice Ribeiro em obras.
Outra foto do mesmo trecho da Rua Eunice Ribeiro, próximo a Zé Filho.
Uma foto do Conjunto Antonio Mariz. No local onde se ver as algarobas (a direita), hoje fica o prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas.
As imagens são dos arquivos do BLOG TATAGUAÇÚ, do álbum "obras de Saulo Ernesto", nos cedidas por Marciano Monteiro e por Lili.

Da-lhe Tataguaçú

É RECORDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
24 DE FEVEREIRO DE 2011, 294 PESSOAS ACESSARAM O BLOG TATAGUAÇÚ.
23 DE FEVEREIRO DE 2011, 238 PESSOAS ACESSARAM O BLOG TATAGUAÇÚ.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Futebol: o antigo Santo Antonio

É RECORDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
24 DE FEVEREIRO DE 2011, 294 PESSOAS ACESSARAM O BLOG TATAGUAÇÚ.
23 DE FEVEREIRO DE 2011, 238 PESSOAS ACESSARAM O BLOG TATAGUAÇÚ.
No final dos anos 80, José Pereira de Souza, mais conhecido como Duda Preto, desportista local, com grande destaque como árbitro do nosso futebol amador, reuniu a molecada boa de bola e alguns veteranos do "Rabo da Gata" e adjacências, e fundou uma agremiação de futebol que levou o nome oficial da rua onde era a sede, o Santo Antonio. O time também serviu para popularizar o nome da artéria, uma das mais antigas da cidade, e que era conhecido por esse termo que soava jocoso, como já dissemos: "Rabo da Gata". Hoje raramente se usa esse antigo nome, e o velho Duda foi um dos responsáveis por essa sanha.
Veja uma formação da equipe por volta de 1988. Foto de Xaréu, irmão de Duda.
Da esquerda para direita, em pé: Boboi, Negão, Paêta, Deinha, Deni, Falco e Duda. Agachado no mesmo sentido: Amaral, Alexandro, Xaréu, Carneiro e Biu do Rosário.
Aqui outra formação da equipe, também do final dos anos 80. Infelizmente não foi possível identificar todos os componentes desse quadro. Foto dos arquivos do BLOG.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Povo na Rua

Retrato de família. Na foto abaixo temos algumas pessoas da família de Xaréu (da rua Sto. Antonio) e de João de Vita, antigo verdureiro da cidade, já falecido. Vamos a eles, da esquerda para direita, seguindo o que está escrito no verso da foto: Joselito, com sua filha Natália no braço; Josileuza; Maria Barbosa; Luciana, a pequena; Jocilene; Valquiris, o jovem de moleton azul; Alba, por trás; Vangé, o senhor; Maxtone; Luana; Jacira, esposa de Xaréu e Luan.
A foto é do dia 09 de Dezembro de 2001 tirada na Rua Sebastião Lucena, em frente ao Banco do Brasil. A esquerda ver-se ainda a fachada do antigo salão Lucena, local onde funcionou também o primeiro super mercado da cidade, que era de propriedade de Ronaldo Lucena.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O bilhete de Hortêncio Ribeiro

Nos arquivos de Arnaldo Maia descobrimos uma interessante correpondência. Um bilhete de Hortêncio de Souza Ribeiro endereçado a José Maia, tratando dos honorários do primeiro correpondente a uma causa jurídica no ano de 1945. A missiva nos dá uma idéia de como era a justiça da época.


Clique nas imagens para ampliar.

Abaixo,vamos a compilação do texto:

Amigo José Maia

Com saudações amistosas lhe venho avisar que João Galdino Barbosa, conhecido por João Remígio, denunciando em virtude do fato ocorrido no lugar José Velho – vai ser absorvido.

Conversei com Procópio a respeito da absolvição do recomendado dele, tendo ele me afirmado que, o João Galdino ou Remígio me gratificaria.

Assim gostaria que o [amigo] desse uma penadinha por mim no sentido de que o João pagasse os serviços que lhe prestei.

Lembre-me a Donzinha e seus filhos e receba um abraço de

Hortêncio de Souza Ribeiro.

Campina Grande, 8.11.945.

EM TEMPO: José Maia, o avó de Arnaldo Maia, foi grande liderança local nos anos 30 e 40. Em breve estaremos trazendo uma postagem com mais detalhe sobre a vida desse importante queimadense.
Hortêncio de Souza Ribeiro, foi jornalista, poeta, escritor, político e um dos maiores advogados de Campina Grande no período anterior a 1950. Ele nasceu em 31 de Janeiro de 1885, em Campina e faleceu em 16 de Agosto de 1961 na mesma cidade.. Seus pais eram José Maria de Souza Ribeiro e Minervina de Miranda Lima Ribeiro.

Foto dele no auge de sua condição física e intelectual nos anos 30.
Capa do livro com a coletânia de suas principais crônicas escrita para o períodico católico da Capital do Estado, "A imprensa".

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CENTRO DE QUEIMADAS

Foto acima. Aspecto da Rua João Barbosa de Silva em Julho de 2004. Detalhe para as antigas castonholas que sombreava a acanhada praça. Foto de Marizardo Miranda.
Foto acima. Aspecto da Rua João Barbosa de Silva em Janeiro de 2008. Detalhe para o canteiro central da rua, todo remodelado. Foto dos arquivos do BLOG TATAGUAÇÚ.

OBSERVE AS DUAS FOTOS E VEJA QUE QUATRO ANOS SÃO SUFICIENTES PARA MUDANÇAS INTERESSANTES.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A posse de Zé Ribeiro

José Ribeiro de Albuquerque Júnior tomou posse como prefeito de Queimadas em Fevereiro de 1967 e ali ficou até o final de 1969. A imagem abaixo mostra um momento do ato.
Na foto, foi possível identificar as seguintes pessoas: Veneziano Vital (1º a esquerda); a senhora é d. Azinha; Odmar Agra, ao microfone; Severino Amaro, o vice-prefeito, por trás de Odmar, a esquera; José Ribeiro, o prefeito empossado; Augusto Bezerra, de chapéu; Vital do Rêgo, de óculos escuro; e Tarcísio Cartaxo, de terno branco. Agradecemos a Erivan Miranda pela cessão da foto e a Zé Maria Ribeiro pelas informações.
A eleição de 1966 se realizou no dia 15 de Novembro e a chapa Zé Ribeiro/Severino Amaro obteve 1380 votos contra os 1268 votos de Camões, de acordo com dados do TRE-PB, como se ver abaixo (clique na imagem para ampliar).
Outros números do mesmo pleito. Veja que foram os candidatos a vereadores, de acordo com o TRE-PB (clique na imagem para ampliar).
NOTA 1: a liderança política na cidade, do grupo vencedor, era exercida pelo sr. Antonio Vital do Rêgo, jovem Deputado Federal de largo prestígio na região (Vital fora o autor da lei que emancipou Queimadas).
NOTA 2: Zé Ribeiro era cunhado de Veneziano (major Veneziano, como era mais conhecido), sua esposa Eutícia Vital do Rêgo Ribeiro era irmã deste. Sua eleição marcou a entrada na prefeitura local da família Vital/Ernesto/Rêgo de onde eles nunca mais saíram.
NOTA 3: essa eleição também marcou a entrada na política de Sebastião de Paula Rêgo, Tião (o pai do atual prefeito) uma aposta de Carlos Ernesto, de quem era primo, para contrapor ao peso político dos 'Vital do Rêgo', embora fossem aliados. Com um lastro de 601 votos, 23% do total, o dobro o 2º colocado e quase a metade da votação dos candidatos a prefeito, Tião ganhou coragem e força para novos voos, partindo para disputas solos, muitas delas, até, contra seu grupo familiar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Caixa d'água de Gravatá

Estação de tratamento de água de Gravatá em 1973 - Foto dos arquivos de Marizardo Miranda.
Estação de tratamento de água de Gravatá em 1983 - Foto dos arquivos de Juarez Queiroz.
Estação de tratamento de água de Gravatá em 1993 - Imagem dos arquivos do BLOG TATAGUAÇÚ (material publicitário do governo do Estado - gov. Ronaldo Cunha Lima set-93).

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Adutora de Queimadas - anos 90

ESSA É NOSSA POSTAGEM DE Nº 300!

Nossas últimas postagens fora sobre água. Ora quando mostramos fotos da construção do açude de Boqueirão, o reservatório responsável pelo nosso abatecimento; ora quando mostramos cópias de um material publicitário do governador Ronaldo Cunha Lima, quando entregava a Campina Grande (e também a Queimadas) as obras concluídas da 3ª adutora de Gravatá/Campina.
Como já foi dito, a referida obra também beneficiou Queimadas, quando um braço da adutora chegou até aqui trazendo a nova caixa d'agua da Serra e a caixa d'agua do Castanho, aliviando a população local que a época sofria constantemente com a falta d'água nas torneiras.
Em tempo: as primeiras torneiras que jorraram água em Queimadas só se abriram por volta de 1968. No meado dos anos 70 a cidade ganhou uma acanhada adutora e uma caixa d'agua na Serra, sendo que população urbana a época não passava de três mil pessoas, e desses, nem todos tinha água saneada em casa, a exemplo de parte do Castanho (na rua Cônego Oscar, a altura, hoje, da Escola de Geni, havia um chafariz que fornecia água para a população daquele bairro). No início dos anos 90 os moradores da "rua" já passavam dos 11 mil habitantes e a estrutura de distribuição de água continuava a mesma dos anos 70. Sendo assim não era de se estranhar que o abastecimento d'água por aqui entrasse em colapso. Foi o que aconteceu.
Foi quando o governador Cunha Lima construiu essa magnífica obra que beneficiou todos os queimadenses.
Três fotos da caixa 'água da Serra construída por R.C.L. Imagem de 1995 dos arquivos de Dedinha.


Veja nesta foto ("Morro" da antiga matança no pé da serra, próximo a 'Pedra o Bico') canos da primeira adutora de Queimadas. Em vários pontos da cidade, casas foram construídas sobre eles.
Nesta foto (histórica por fazer parte do livro de Antonio Carlos e já apareceu algumas vezes no BLOG), as pessoas estão sobre a laje da primeira caixa d'água da cidade. Populares também usavam essa espaço para prática de esporte, como o karatê e também para outras atividades menos lícitas.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Água de Boqueirão - Mat. publicitário.

Ainda falando no açude de Boqueirão, as imagens de hoje são de um planfeto publicitário do governador Ronaldo Cunha Lima, 1993, quando ele construiu uma adutora Boqueirão-Campina Grande, naquele período em que governou a Paraíba (91 a 94).
Em se tratando de Queimadas, um ramo da citada adutora chegou a nossa cidade, foi a última. Veja quanto tempo faz: exatos 19 anos.